Qual a diferença entre manutenção preventiva e manutenção preditiva?

Qual a diferença entre manutenção preventiva e manutenção preditiva?

“Prevenir é melhor que remediar”

O ditado popular pode ser antigo, mas quem tem algum tipo de veículo, seja carro ou caminhão, com certeza já ouviu falar em manutenção preventiva.

Este tipo de manutenção nada mais é do que se antecipar a possíveis problemas no seu veículo. Ela segue sempre a recomendação do seu mecânico de confiança, a indicação do manual do veículo ou a sua percepção com relação ao seu carro.

Seguindo um plano de manutenção preventiva, dificilmente você será surpreendido com algum problema inesperado! Coisas que podem afetar você tanto financeiramente e materialmente como pessoalmente, dependendo do grau de risco a que você tenha se submetido ou a outras pessoas pela falta dessa manutenção.

Veículos como caminhões, aqueles chamados da “linha pesada”, devem sempre procurar seguir um plano de manutenção preventiva mais rigoroso.

As condições aos quais esses tipos de veículos geralmente são submetidos são consideradas de “uso severo” como sobrecarga, alta quilometragem rodada, condições precárias das estradas. Entre tantos outros desafios que os caminhoneiros enfrentam, essas condições exigem ainda mais do veículo como um melhor desempenho em um curto intervalo de tempo.

Nesses casos, a preocupação com a situação mecânica do veículo deve ter a atenção redobrada.

Verificar o óleo, pressão e condições de desgaste dos pneus, qualidade do combustível usado, sistemas de freios e arrefecimento, são algumas recomendações básicas para que o caminhão (ou qualquer veículo) continue rodando bem e em segurança, tanto para seus ocupantes como para aqueles ao redor.

Mas, também existe a manutenção preditiva; menos falada, mas tão importante quanto a preventiva.

Vamos entender um pouco sobre ela!

O que é Manutenção Preditiva?

A manutenção preditiva é uma outra forma de ter mais segurança com relação ao acompanhamento de todos os componentes do veículo. É ter como se antecipar ao que pode ocorrer futuramente e de fato e já se prevenir, ajustar ou reparar.

A manutenção preditiva acompanha indicadores, aferidos com equipamentos e testes, que medem a eficiência e o desempenho de cada componente efetuando a manutenção quando realmente necessário. Diferentemente da preventiva, que segue um calendário, uma indicação do fabricante ou uma recomendação para que seja efetuada.

Os desgastes dos componentes de um veículo podem variar muito. Eles dependem do tipo de terreno em que se circula, dirigibilidade, condições de uso, temperaturas ambientais e uma série de outros fatores que na manutenção preventiva não são considerados.

Já na preditiva, por ser “mais técnica”, tudo é testado, anotado e acompanhado!

Mas como é feita a manutenção preditiva?

Através de equipamentos como scanner, ultrassom, analisadores de vibração, ruído e gases é possível verificar as reais condições do sistema de injeção de combustível, desgaste interno do motor, testes de bateria e muitos outros componentes.

Isso evita tempos de inatividade do veículo por conta de manutenção, paradas forçadas, atrasos em prazos de entrega de cargas, além e claro, as chatas despesas inesperadas.

Com base nos dados obtidos, é possível criar um plano “personalizado” de manutenção preditiva de acordo com os parâmetros de eficiência de cada componente.

MTTR – Tempo médio de reparo e MTBF – Tempo médio entre falhas

Para entender melhor o desempenho e ter uma maior efetividade no plano de manutenção preditiva, é preciso adotar algumas métricas que explicaremos a seguir.

Dentre elas, destacamos duas:

  • MTBF: (Mean Time Between Failures) ou Tempo Médio Entre Falhas.
  • MTTR: (Mean Time to Repair) ou Tempo Médio de Reparo.

O MTBF é o período medido entre falhas de um componente. Quanto maior o tempo entre falhas, melhor o desempenho do componente. O ideal é que esse tempo consiga ser cada vez mais distante possível.

Já o MTTR mede quanto tempo é necessário para se reparar um sistema ou componente, incluindo o tempo para testes.

Na prática, vamos dar um exemplo. Para calcular o MTTR, imagine um período de 1 mês e nesse período:

  • Houve 10 interrupções com 4 horas paradas para algum tipo de manutenção ou reparo no veículo.
  • 4 horas representam 240 minutos, que divididos por 10 são 24 minutos.
  • Ou seja, em média o tempo de reparo (MTTR) foi de 24 minutos.

Manutenção preventiva e preditiva

Pode parecer complicado à primeira vista, mas ao longo do tempo, a manutenção preditiva pode representar ganho de tempo, desempenho e economia. Pois mantém o veículo por mais tempo em circulação desempenhando o seu trabalho com maior eficiência e segurança.

A linha PROD EXTREME para motores diesel auxilia na prevenção de manutenção!

A PROD Innospec conta com uma linha de produtos específicos que passam por uso severo em seu dia-a-dia, auxiliando para que o MTBF seja estendido.

É o caso do Cleaner Extreme e sua exclusiva ferramenta de “flush” que promovem uma limpeza completa do sistema de injeção diesel, restaurando também potência e prevenindo falhas e gastos desnecessários com bicos e bombas injetoras.

Cleaner Extreme - PROD

Já o aditivo multifuncional da PROD Extreme ajuda a reduzir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente, ajuda a prevenir o envelhecimento do diesel, protege o motor contra os danos da corrosão, aumenta a vida útil do filtro de combustível e restaura o rendimento do veículo.

A linha Extreme ainda conta com a solução arrefecedora COOLANT 50/50. Uma solução antifervura e anticongelante, promovendo também uma superproteção contra cavitação, corrosão e ferrugem, sendo ideal para componentes em alumínio.

Manutenção é coisa séria, esteja sempre atento aos períodos estabelecidos, siga à risca as orientações e trabalhe tranquilo! Fazendo isto, dificilmente você será surpreendido com algum problema inesperado!

Leia também o nosso artigo sobre manutenção preventiva para carros a diesel em

https://prodaditivos.com.br/carro-a-diesel-manutencao-preventiva-sem-segredos/

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