Guia definitivo de Luzes do Painel do seu carro.

 Você sabe o significado das luzes do painel? Sabia que cada cor tem um significado?

A luz do painel acendeu. Xi, e agora?

Embora alguns ícones pareçam até autoexplicativos no primeiro olhar, outros exigem um conhecimento mais profundo sobre o assunto. Isso pode causar algumas dúvidas em muitos motoristas.

Qual a gravidade, o que significa e como solucionar cada um nem sempre é tão claro assim. Mas não se desespere quando uma delas acender, as luzes do painel estão ali para ajudar, alertar e facilitar a sua vida.

Para identificarmos a gravidade, vamos primeiro entender os padrões de cor das luzes. Existem três diferentes padrões de cor de luz de painel, e essas variações ocorrem pelo nível de seriedade do problema. São eles:

 

– Branco, Verde ou Azul – Luzes nessa cor são as responsáveis pela função de informação sobre o            acionamento de algum equipamento ou acessório, por exemplo, se o farol estiver aceso ou se a seta indicadora de direção ativada.

 

– Amarelo ou alaranjada – Luzes que emitem essas cores são advertências de que algum componente do seu carro está com problemas. Você deve encaminhar seu carro ao mecânico de confiança o quanto antes, porém não é necessário chamar um guincho, pode ir dirigindo.

 

– Vermelho – Sinal de alerta. Pare o carro em um local seguro e solicite a assistência da seguradora ou chame um profissional de sua confiança. Não dirija.

 

Luzes do painel nas cores verdes, azuis ou brancas

 

Luz de direção

O uso da seta é obrigatório para realizar conversões no trânsito. Não a utilizar é suscetível a multa. Sempre ao acionar o sinalizador, essa luz permanecerá acesa e piscante no painel, mostrando que ela foi ligada e, na maior parte dos casos, sinalizando para qual dos lados foi acionada.

 

Lanternas ligadas

Alvo de muitas discussões sobre sua obrigatoriedade ao trafegar por rodovias. Tanto de dia quanto à noite, essa luz do painel estará sempre acesa quando o farol baixo estiver acionado.

 

Luz de pedal de freio

Muitos leitores podem não reconhecer, mas esse aviso no painel é muito comum em carros com transmissão automática ou automatizada, e serve para alertar sobre a necessidade de pressionar o pedal de freio para ligar o motor.

 

Luz de farol de neblina

Se os faróis de neblina, ou chamado também de milha, estiverem acesos, essa luz indicativa deve permanecer acesa. O ideal é que seja utilizada somente quando a visibilidade estiver comprometida, como em chuva, cerração ou neblina.

 

Controle de cruzeiro ativado

Indica que o sistema que mantém a velocidade de condução previamente programada está ativado.

 

Limitador de velocidade

Aviso do funcionamento desse importante componente. Sua função é ter pré-determinada a velocidade máxima que o carro deve permanecer em movimento, impedindo que ultrapasse o limite estipulado, contribuindo para a segurança e evitando as multas por velocidade acima do permitido.

 

Tração 4×4

Luz indica que o sistema de tração integral está em funcionamento. Somente em carros com esse tipo de tração.

 

4L

Mostra que o sistema de marcha reduzida (em carros com tração integral) está acionado.

 

Modo inverno da transmissão automática

A luz acende ao optar pelo acionamento da função inverno na transmissão automática. Tecnologia presente em alguns modelos de carros automáticos, o sistema reduz o torque nas rodas para evitar patinação e potencial perda de controle da direção em pisos escorregadios.

 

Plugue do pré-aquecimento da vela incandescente em motores diesel

Funciona para auxiliar a ignição quando da primeira partida do motor a uma temperatura fria. A luz sinaliza que a vela incandescente está em funcionamento.

 

Sensor de estacionamento ativo

Significa que o sistema que auxilia o estacionamento, por meio de sensores que informam a proximidade com o obstáculo, está em uso e funcionando.

 

Lembrete de manutenção preventiva

Muitos carros possuem esse lembrete quando se aproxima do período ideal de realizar a revisão.

 

Aviso de airbag desativado

Todos os carros com o item – Airbags de motorista e passageiro são obrigatórios em carros comercializados no Brasil a partir de 2014, com raras exceções – podem ter o airbag do lado do passageiro dianteiro desativado. Essa função pode ser desabilitada para a aplicação da cadeira infantil.

 

 

Farol em faixo alto ligado

Também conhecido como “luz alta”, serve para aumentar a distância de visibilidade do motorista. Essa luz alerta sobre o funcionamento do farol.

 

 

 

Luzes do painel na cores amarelas ou alaranjadas

 

Freios ABS

Alerta de mau funcionamento do sistema de freio ABS, item obrigatório para veículos comercializados no país a partir de 2014. O sistema evita o travamento das rodas, fazendo com que a frenagem seja mais eficiente.

 

Farol em faixo baixo

Alguns conhecem por farol de posição, ele não tem o poder de iluminar em um trajeto noturno, ou em túneis, por exemplo. Essa luz de painel mostra que ele está ligado.

 

Controle de estabilidade desligado

Componente de segurança ativa cada vez mais comum nos carros comercializados no país. O alerta pela luz do painel indica quando o controle está desligado. Os carros que o contemplam em sua lista de equipamentos de segurança, automaticamente mantêm o item ligado até que o motorista opte pelo seu desligamento manualmente por um botão.

 

Lanterna de neblina traseira

Essa luz informa que aquele farolete traseiro auxiliar, na cor vermelha, está ligado. Seu funcionamento consiste na emissão de uma luz mais forte que as lanternas traseiras convencionais, muito útil para momentos como chuva, neblina ou cerração, deixando o carro mais visível e evitando acidentes. Evite usar para fins estéticos.

 

Alerta de mau funcionamento ou desativação da direção elétrica

Significa que seu volante pode estar desregulado ou outros danos à caixa de direção. Isso pode afetar a dirigibilidade do carro.

 

Baixo nível de água no limpador de para-brisa

Indica que o nível do líquido que auxilia o limpador de para-brisa está baixo. Quando possível, preencha o reservatório de líquidos do para-brisa com água e PROD+ Limpa Para-brisa, fluido que auxilia na limpeza, sem atacar metais, agredir a pintura ou ressecar a borracha da palheta, evitando assim riscos no vidro do para-brisa. Lembre-se: mantê-lo vazio é passível de multa.

 

Sensor de chuva ou crepuscular

O primeiro identifica a presença de gotas de chuva no para-brisa, ligando o limpador instantaneamente e o sensor crepuscular percebe a diminuição na luminosidade do ambiente, acionando os faróis automaticamente. Essa luz acesa no painel indica que o funcionamento desses sensores está ativo.

 

Chave presencial fora do veículo

Muitos modelos de carros comercializados hoje em dia possuem a ignição realizada por botão, entretanto, a chave física se faz necessário dentro do automóvel o tempo todo. Esse aviso serve para indicar que a chave não foi localizada.

 

Pressione o pedal da embreagem

Muitos automóveis com câmbio manual, por uma questão de segurança, só permitem que o motorista dê a partida no motor quando pressionado o pedal de embreagem, independente da marcha selecionada no momento.

 

Pressão dos pneus

Uma solução inteligente e prática, fornece instantaneamente a informação sobre a pressão dos pneus ao motorista. Caso essa luz esteja acesa, significa que a pressão de um ou mais pneus está abaixo do definido como normal.

 

Aviso de falha nas luzes externas do carro

Ver a necessidade da troca da lâmpada ou fusível.

 

Alerta de falha nas luzes de freio

Deve ser realizada a verificação do seu funcionamento.

 

Alerta Filtro de partículas em carros a diesel

Componente que trata os gases de escape, fazendo com que sejam eliminados no ambiente da forma mais limpa possível, necessita ser verificado. Para uma melhor manutenção e prevenção de problemas, aconselhamos a utilização do Aditivo PROD+ Limpa Sistema de Injeção Diesel, pois auxilia o filtro DPF a se regenerar de forma mais eficiente.

 

Controle de ajuste de facho do farol

Regulagem de altura elétrica, ou adaptativa eletronicamente, dos faróis funcionando corretamente.

 

Função ECO

Aviso que o sistema de otimização no consumo de combustível está ativado. Item presente em alguns carros no mercado nacional.

 

Aviso de filtro de combustível diesel

Em motores a diesel, o combustível é utilizado também para lubrificar componentes de motores de alta precisão. Às vezes, uma pequena quantidade de água pode ser encontrada no óleo diesel e precisa ser removida antes de chegar ao motor. O filtro tem a função de separar o diesel da água. Ocasionalmente esse filtro deve ter seu conteúdo eliminado, com risco de diminuição na sua eficiência.

 

 

Desembaçador dianteiro

Indica o correto funcionamento do desembaçador do para-brisa.

 

Desembaçador traseiro

Mostra que o sistema de desembaçamento do vidro traseiro está ativo.

 

Aviso de problemas com motor e/ou injeção eletrônica

É o que informa o motorista que o motor está com seu funcionamento normal. Caso essa luz não apague após o check list inicial – logo que se liga o motor -, o mecânico de confiança deve verificar o estado dos componentes. Para se precaver de potenciais problemas e manter todo o sistema limpo, utilize o aditivo para combustível PROD+ Limpa Sistema de Injeção, com uma versão exclusiva para motores gasolina/flex e outra para os movidos a diesel.

 

Controle eletrônico de descida

Sistema que utiliza os sensores do ABS e do controle eletrônico de estabilidade, é uma função mais comumente encontrada em picapes e utilitários esportivos. A luz indica quando o controle está em ativado.

 

 

 

Luzes do painel na cor vermelhas

 

Aviso de interruptor de ignição

Essa advertência serve para avisar o motorista sobre qualquer problema que ocorra com a ignição. Os carros modernos possuem várias medidas de segurança para evitar o seu roubo. Uma delas é a chave codificada eletronicamente. O sistema exige que somente as chaves originais possam fazer o carro funcionar. Mesmo que sejam feitas cópias da chave, o motor não ligaria com a ignição.

 

Chave presencial com a bateria fraca

Nos carros que funcionam com abertura das portas por aproximação e ignição do motor por botão, é um aviso muito importante para que a bateria seja trocada no concessionário, ou auto elétrica de confiança, antes de ela realmente parar de funcionar.

 

Luz de alerta

Pisca alerta em funcionamento.

 

Aviso de bloqueio de direção

Mais uma das funções de segurança do carro, essa trava impede que o carro seja movimentado sem as chaves originais. Essa luz só pode funcionar com a ignição desligada e a trava do volante ativa. Caso esteja aceso em outro momento, um técnico deve verificar o funcionamento.

 

Alerta de manutenção de faixa

Alguns modelos de carro, a venda atualmente no país, possuem a função de permanência automática de faixa de rodagem. Ela pode fazer com que o veículo volte à faixa de rodagem, ou avise o condutor com som e vibrações no volante que o carro está saindo da faixa sem prévio aviso.

 

Alerta de cinto desatado

Avisa o motorista que o cinto de segurança de um dos passageiros (muitas vezes informa, inclusive, qual banco) está desatado ou não corretamente atado. Caso não solucione ao atar o cinto, pode ser algum problema com o próprio sensor, ou mesmo com o banco.

 

Bateria

Pode não ser necessariamente um problema com a bateria do carro, mas alerta para uma possível anomalia com o sistema elétrico do carro – que inclui bateria, alternador, correia, fios e outros.

 

Airbag

Ao ligar o carro normalmente, ele deve acender, porém sua permanência com o carro funcionando pode indicar algum problema em seu funcionamento.

 

Freio de estacionamento manual acionado

Esse aviso é somente para veículos com o sistema manual, também conhecido como freio de mão. Uma indicação importante para evitar que o carro seja dirigido com ele ativado.  Seu funcionamento ativa o bloqueio das rodas traseiras, ideal para o momento de estacionar.

 

Alerta de temperatura da água

Muitos carros possuem um indicativo gráfico da temperatura da água do motor, entretanto, alguns só possuem a luz indicativa que acende somente em caso de temperatura mais alta que o normal.

 

Portas abertas

Indicador de portas abertas. Em muitos carros o aviso informa inclusive qual porta está aberta ou não fechada corretamente.

 

Capô aberto

Indica que a porta do capô do motor não está fechada corretamente.

 

Porta-malas aberto

Porta do bagageiro traseiro aberta ou não fechada corretamente.

 

Reserva de combustível

Sinaliza que o consumo do carro passou a ser do combustível no tanque reserva. O tanque varia entre 5 e 8 litros – dependendo do modelo do carro. O ideal é que seja abastecido o quanto antes. Checar também se não é no tanque de combustível auxiliar, ou tanquinho, que auxilia a ignição do motor flex em dias frios.

 

Alerta de baixa pressão do óleo lubrificante

Uma das luzes mais importantes do painel. Esse aviso aparece quando o nível do óleo baixou e, por isso, a pressão caiu a zero. Entretanto, essa luz pode significar problemas mais graves como uma possível deficiência na bomba de óleo ou desgaste excessivo entre as partes móveis (lubrificadas pelo óleo). Em último caso, pode ser um defeito no sensor do circuito de lubrificação, também conhecido por “cebolinha”, causando o acendimento constante, porém sem motivos para preocupação. Isso deve ser verificado por um especialista

 

 

Exclusivos carros híbridos e elétricos:

PWR – Modo performance ativado.

CHG – Recarregamento da bateria em desaceleração ou declive.

EV – Módulo elétrico puro (sem uso de combustível em híbridos).

 

Siga o perfil Prod+ no instagram: @prodaditivos

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn