Como funciona o seguro de um carro?

Seguro Auto: Tudo que você precisa saber sobre seguro de carro!

Se você ainda não tem um bom seguro para seu automóvel, está na hora de começar a avaliar os benefícios reais de um Seguro Auto.

Como funciona um seguro de carro?

 Um seguro de carro é um serviço de proteção de patrimônio fornecido por uma seguradora contratada por um proprietário de veículo. Ele garante a cobertura de possíveis danos.

O documento que oficializa essa relação é chamado de apólice. Trata-se de um contrato que determina quais as condições do acordo. Como a vigência que o veículo estará sob cobertura da seguradora e que tipo de casualidades serão responsabilidade do Seguro Auto.

 O seguro de carro pode fornecer cobertura diante de diversas situações, o contrato pode ser personalizado de acordo com as necessidades do cliente.

No documento consta o valor que deverá ser pago pelo serviço da seguradora, o valor também se personaliza de acordo com as especificações do contrato.

A quantia a ser paga é decidida de acordo com uma análise de periculosidade. Levando em conta dados como gênero, idade, local em que vive o proprietário, frequência que usa o veículo, entre outras coisas. Basicamente quem apresenta mais riscos, paga mais caro pelo seguro de carro.

Quais os tipos de seguro de carro que eu posso ter?

 O serviço que será oferecido e as especificações de cada tipo de contrato dependem da seguradora. Cabe ao consumidor e ao corretor uma boa comunicação para reconhecimento das necessidades do cliente, para decidirem juntos o Seguro Auto que melhor se adequa ao proprietário.

No entanto, são tradicionalmente ofertados seis tipos de Seguro Auto, são eles:

  • seguro compreensivo;
  • seguro contra roubo e furto;
  • seguro de terceiros;
  • seguro de acidentes de passageiros;
  • seguro de carro intermitente;
  • seguro de carro digital.

Vamos conhecer melhor cada um deles a seguir:

 

  • Seguro compreensivo:

É o tipo de seguro de carro que oferece uma cobertura mais completa e considera riscos previstos nos outros tipos de seguro. Por prever todos os riscos é uma modalidade de Seguro Auto com valor mais elevado.

Antes de contratar esse serviço, avalie sua adesão e conheça suas reais necessidades. Este é o tipo de seguro indicado para pessoas que usam muito o carro, para quem viaja muito a trabalho, por exemplo.

 

  • Seguro contra furto e roubo:

Essa é uma das modalidades de Seguro Auto mais básicas oferecidas pelas seguradoras.

Como o próprio nome diz, esse tipo de seguro só indenizará o contratante em casos de roubos ou furtos.

Assim o contratante pode ser indenizado no valor integral do veículo, de acordo com a Tabela FIPE, ou um valor pré-estabelecido na apólice.

Por ser o tipo de seguro mais simples do mercado é, consequentemente, de menor valor, em comparação a modalidade de Seguro Auto. No entanto, não oferece suporte a acontecimentos como colisões, incêndios e necessidade de guincho.

 

  • Seguro de terceiros:

A cobertura de seguro de terceiros é restrita aos danos causados pelo segurado a terceiros. Por cobrir somente esses casos possui, assim como no caso de furtos e roubos, um valor mais acessível.

No caso desse tipo de seguro de carro, a seguradora se torna responsável pelas despesas morais, físicas ou judiciais da pessoa envolvida em uma colisão ocasionada pelo segurado.

 

  • Seguro de acidentes de passageiros:

Geralmente, esse serviço é contratado por motoristas que trabalham com o transporte de pessoas. Sejam eles taxistas, motoristas de aplicativo, ou motoristas de transporte coletivo.

No entanto, essa modalidade de Seguro Auto pode ser contratada por qualquer pessoa, mas se responsabiliza apenas pelos danos causados aos passageiros do veículo.

Portanto, para uma cobertura mais ampla do seu patrimônio, esse serviço pode estar associado a um seguro compreensivo, por exemplo.

 

  • Seguro de carro intermitente:

 No ano de 2019, foi autorizada uma nova modalidade de Seguro Auto, este recebe o nome de seguro intermitente. Surge como uma alternativa altamente personalizada e flexível de acordo com as necessidades do usuário.

Essa modalidade de Seguro de carro oferece assistência válida por um período de tempo, no qual veículo está sujeito a acidentes e a proteção é necessária. São muitas as possibilidades, mas as mais utilizadas são:

  1. Seguro Liga-desliga: Consiste em uma assinatura básica com o adicional do uso do mês;
  2. Seguro pay per use: É similar ao seguro liga-desliga, mas os períodos têm que ser determinados no momento da contratação do seguro.

 

  • Seguro de carro digital:

Em meio a um contexto em que as vias digitais têm ganhado muito espaço no mercado, algumas seguradoras desenvolveram sistemas de seguro digital.

Essa é uma opção prática e simples para quem quer contratar um Seguro de carro e não tem muito tempo para lidar com burocracias. Essas plataformas permitem a contratação de seguro por vias 100% digitais.

Dois exemplos de seguradoras digitais são Youse e Pier. Essas plataformas possuem aplicativos para contratação e acompanhamento do contrato e oferecem outros tipos de seguros além do Seguro Auto.

 

O que é sinistro e como o Seguro Auto atua nesses casos?

Se você ainda não está familiarizado com esse termo, sinistro é o nome que recebe a materialização do risco. Ou seja, qualquer evento que exponha o bem segurado a acidentes ou prejuízos materiais.

Nesses carros, é recomendado o contato direto e imediato com a seguradora, a fim de agilizar processos burocráticos. Em caso de acidentes com vítimas é necessário aguardar a chegada da polícia no local e a realização de um boletim de ocorrência (BO).

O atendimento que a seguradora oferece depende das especificações da apólice. Mas normalmente são considerados dois tipos de perdas: a total ou a parcial, caso o veículo possa ser consertado.

No primeiro caso, o seguro do carro cobre o valor integral relativo ao veículo acordado na apólice. Já no segundo caso, o segurado paga um valor previamente determinado de franquia, enquanto a seguradora arca com o restante dos custos.

 

3 motivos para fazer agora mesmo um seguro de carro.

Não importa qual o tipo de relação que você tenha com o seu automóvel. Quando se trata de mobilidade urbana, segurança nunca é demais! Por isso, contratar um Seguro Auto, deve estar entre as prioridades do proprietário.

Independentemente de um motorista apresentar as melhores condutas, tanto em relação ao trânsito quanto a manutenção preventiva de um veículo. Sempre existe a possibilidade de se deparar com adversidades.

Entenda a seguir, os principais benefícios de se contratar um seguro de carro:

 

1. Cautela com seu patrimônio:

 Quando pensamos em situações que possam agredir nosso veículo, pensamos primeiro em acidentes ou falhas mecânicas.

Contudo, quase sempre esquecemos de olhar para um carro como um bem durável. Assim, suscetível à infelicidade de sofrer furtos ou roubos. Um inconveniente que pode ser bastante traumático se você não possuir seguro de carro.

Essa situação pode ser tranquilamente amenizada quando seu patrimônio está coberto por um Seguro Auto. Mesmo quando o veículo não é encontrado, o seguro reembolsa o valor do seu investimento, além de cuidar de toda a parte burocrática para você.

 

2. Reparação de danos e responsabilidade civil:

 

Quando falamos dos riscos de um acidente de trânsito, temos que lembrar que não é somente seu carro e a sua vida que está em exposição, mas a das outras pessoas envolvidas no acidente também.

Quando o seu veículo possui o Seguro Auto, a cobertura de danos a terceiros, pode e deve ser acionada!

Assim, cumprindo com a responsabilidade civil, é garantido que todos os danos causados aos envolvidos no acidente estejam dentro da sua cobertura.

 

3. Serviços tradicionais e outros benefícios:

Além de oferecer assistência em eventualidades mais graves, o seguro de carro também oferece serviços para os pequenos problemas que nos atormentam no dia a dia.

Os serviços oferecidos pelo Seguro Auto se estendem a guincho, serviço de chaveiro, troca de pneus, assistência a panes, entre outros.

Algumas seguradoras podem oferecer até uma série de benefícios como descontos em estacionamentos, lava jatos e serviços de manutenção. Procure conhecer os serviços que seu plano lhe dá direito.

Se interessou por esse conteúdo? Confira nossas redes sociais para mais dicas de como preservar seu automóvel e fique por dentro das novidades da tecnologia automotiva!

PROD Aditivos Facebook: @prodaditivos

PROD Aditivos Instagram: @prodaditivos

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn