Quais cuidados são necessários após sua viagem de carro?

Voltou das férias? Quais cuidados são necessários após sua viagem de carro?

Chegou então o momento mais esperado, as suas merecidas férias, e tudo já está pronto para a viagem de carro com a família!

O carro passou pela revisão, o tanque está cheio, o porta-malas carregado e agora é só partir para o destino planejado.

         A primeira coisa que pensamos ao planejar nossas férias e embarcarmos em uma viagem de carro são os passos e precauções anteriores ao passeio. Ninguém quer se imaginar com o carro parado no acostamento, capô aberto, fumaça para todos os lados e você no telefone à espera do guincho. Enquanto isso as crianças choram, pois vão perder o dia na praia.

Para as férias valerem a pena e recarregarem as energias do ano todo, também são necessários alguns cuidados e manutenção após a viagem de carro. Acredite, isso vai te poupar um enorme estresse logo nos primeiros dias de volta à rotina. 

         A revisão de férias após uma viagem de carro deve se atentar aos seguintes itens: 

A começar pelas estradas. 

         Estamos falando de um famoso problema que sempre encontramos quando partimos para nossa viagem de carro, o tão comum congestionamento.

         Ao fazer uma viagem de carro e se deparar com excesso de trânsito e engarrafamento, evite acelerar e frear bruscamente seu veículo.

Isso te mantém sempre a uma distância segura dos carros ao redor. Além de evitar o desgaste prematuro de pastilhas, discos e lonas de freio após as férias.

Excesso de bagagem! 

         Uma questão muito debatida ao se fazer uma viagem de carro é a bagagem. Uns veem vantagem ao utilizar este meio de transporte nas suas férias pela liberdade de carregar as coisas que precisam ao viajar. Outros veem apenas excesso de peso e dificuldade de organizar tudo dentro do carro. 

         Mas a questão principal é que o excesso de bagagem pode contribuir para o desgaste prematuro de peças da suspensão, freios, motor e câmbio. Afinal de contas, o seu veículo foi projetado para uma quantidade específica de peso, então é de extrema importância segui-la e evitar exageros. Além disso tudo, não compromete a sua segurança e a dos outros durante a viagem de carro

De qualquer forma, antes de partir de férias em sua viagem de carro é necessário fazer a calibragem dos pneus de acordo com o manual do veículo. 

         Não se esqueça de deixar um espaço separado para trazer as lembrancinhas das suas férias com a família. E leve o carro para alinhamento e balanceamento ao retornar de sua viagem de carro.  

Férias na praia ou no campo? 

         Se sua viagem de carro for para o litoral, preste atenção nos seguintes traços que o mar exige de cuidado com o seu veículo. O primeiro deles é o clima quente e a maresia. 

A entrada de areia pode afetar a lataria e pintura do carro, causando problemas de oxidação por conta do sal. Isso também pode prejudicar o desempenho do motor e freio caso a areia encontre o caminho até essas peças. Portanto, lavar e polir o veículo são cuidados indispensáveis após uma viagem de carro para a praia. 

Além das peças citadas acima, é preciso checar se não houve a oxidação de outros componentes como amortecedores e mangueiras. Aproveite para conferir se o óleo do motor não contém resquícios de areia do mar ao voltar de sua viagem de carro do litoral. 

         Agora, se sua viagem de carro foi para o campo ou o interior, você precisa ficar atento a outras situações para cuidar do seu automóvel. Se durante o período de férias você tiver circulado por estradas de barro ou lama, é necessário verificar a suspensão do seu veículo.

         Após este tipo de viagem de carro, todo o barro acumulado durante o período de passeio de férias também precisa ser limpo do pneu. Pois eles podem esconder os pequenos furos ou vazamentos que danificam os pneus nas estradas de terras.

         Ao enfrentar uma viagem de carro com estradas de terra, procure dirigir nelas em baixa velocidade, poupando maiores danos ao veículo. E faça o alinhamento e balanceamento após retornar. Ah, não se esqueça de verificar se nenhuma roda está empenada. 

Inspeção e check-up geral:

         Independente do destino de suas férias, fique atento aos cuidados gerais necessários após uma viagem de carro.

Checagem de óleo de motor, líquido de arrefecimento (água) e fluidos. 

         Após retornar de uma viagem de carro confira os seguintes pontos:

  • O nível e as condições do óleo do motor.
  • O nível do fluido do freio sem abrir o compartimento.
  • O nível e coloração da água do radiador.

Deixar o veículo com o nível de água baixo ou com aspecto de ferrugem pode indicar contaminação ou produto de baixa qualidade ou fim da vida útil do fluido. Por consequência, isso pode gerar problemas com superaquecimento do motor. Para melhor cuidar do seu veículo após sua viagem de carro, confira nossa linha de aditivos para radiadores.

Temos também um fluido para te ajudar a cuidar do sistema de freio e embreagem de seu automóvel – É o DOT 4 da linha de fluidos PROD+.

Pneus e rodas.

         Se sua viagem de carro de férias foi longa, ultrapassando a média de 2.000km rodados com o veículo você deve se preocupar com os pneus e rodas.

Depois de uma longa viagem de carro, seu veículo precisará passar por pelo menos um alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus. Isso manterá o desempenho, segurança e economia de combustível do seu veículo.

Sistema elétrico.

         A revisão do sistema elétrico de qualquer automóvel é indispensável a todo momento, já que ninguém quer ficar na mão quando mais precisar do carro. 

Por isso, checar o alinhamento e bom funcionamento dos faróis deve ser um hábito diário, não só retornando de uma viagem de carro de férias. Isso evita multas e, com certeza, muitos acidentes de trânsito devido à pouca luminosidade.

         Não se esqueça de conferir a bateria e o alternador para que não haja cabos soltos ou outros danos causados durante o período das férias.

Freios e suspensão.

         Estas são as partes que mais costumam ser afetadas durante uma viagem de carro.  As falhas e os problemas muitas vezes já começam a aparecer até mesmo durante o retorno das férias.

         Ao sentir que seu veículo não responde como de costume aos seus comandos de frear, é preciso fazer uma avaliação criteriosa do sistema de freio.  

Também cheque o amortecedor, caso esteja fazendo barulho na hora de dirigir, e você sentir que esterçar o volante (direção) tornou-se uma tarefa mais árdua. Consulte um especialista para avaliação.

Sistema de Alimentação

Não podemos esquecer do sistema de alimentação. Realizar uma viagem de carro é uma grande oportunidade de manter o seu sistema sempre limpo e em perfeitas condições de uso. Fazer uso de combustível de boa procedência é sempre a melhor escolha. 

Uma boa prática é fazer uso de aditivos para combustíveis que contribuem para melhor rendimento do veículo. Além de possuírem detergentes para limpeza do sistema, auxiliam o funcionamento do motor através de redutor de atrito, otimizando o consumo de combustível. Sem falar que você ajuda o meio ambiente reduzindo as emissões de CO2. Confira as soluções em aditivos para combustíveis da PROD+. 

Estes são os principais itens para manter os cuidados necessários após sua viagem de carro de férias. Entretanto, nossa dica bônus pode pegar, antes de tudo, muitas pessoas de surpresa: 

Não fazer uma viagem de carro nas suas férias, também pode te causar problemas.

Ao escolher não fazer uma viagem de carro é necessário que o seu veículo não fique parado por muito tempo!

Tenha alguém de confiança para com quem deixar as chaves do seu automóvel. Peça para ela ligar/funcionar seu carro 1x por dia ou em dias alternados. Se possível, também peça para que a pessoa até mesmo circule com o seu veículo pelo estacionamento ou quarteirão.

Deixar o seu veículo sob a responsabilidade de alguém confiável durante as suas férias é de extrema importância. Assim você evita ficar sem bateria, problemas de vazamento de óleo e até mesmo perda de combustível.

Mesmo não optando por uma viagem de carro, não haverá o desconforto de lidar com o seu veículo ao retornar de um merecido descanso.

Para essas e mais dicas, acompanhe sempre nossas redes sociais.

Facebook: @prodaditivos

Instagram: @prodaditivos

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn