5 Dicas para não frequentar a oficina mecânica

5 Dicas para não frequentar a oficina mecânica

Conquistar o carro próprio é o sonho de muitos, mas um descuido aqui e ali podem custar uma visita inesperada à oficina mecânica bem rápido.

Infelizmente, muitos proprietários esquecem de tratar seus veículos com todo o cuidado e manutenção que eles precisam.

Para manter o seu veículo em ordem no dia-a-dia, a PROD+ separou 5 dicas para te afastar da oficina mecânica por um bom tempo.

Vamos lá!

  1. Checar os níveis de água e óleo

Um dos primeiros passos que qualquer motorista precisa aprender é checar os níveis de água e óleo. Adquirir esse hábito garante com que seu carro funcione corretamente, além de te manter distante de uma oficina mecânica.

A checagem é simples e você pode fazer sem precisar se locomover até uma oficina mecânica, pois não exige muito conhecimento técnico.

Para checar o óleo, recomendamos que seu carro esteja estacionado em um local plano com o motor desligado e frio. Retire a vareta do óleo e verifique a qualidade do lubrificante de acordo com as marcações delimitadas pela vareta.

Esteja sempre atento ao prazo de troca de óleo que varia entre 5 a 10 mil quilômetros percorridos. Ou até mesmo por tempo, geralmente 6 meses, o que ocorrer primeiro. Essa informação costuma estar em um adesivo na parte interior do vidro frontal carro, assim fica fácil saber sobre datas para manutenção. Na dúvida, consulte o manual do proprietário com todas as especificações do lubrificante ideal para seu veículo.

A água, ou líquido de arrefecimento também exige ser observada com o motor desligado e frio. Cheque o nível dela e veja se há a necessidade de completá-la. Caso o seu carro já tenha chegado na quilometragem recomendada no manual do proprietário ou após realizar o teste com um refratômetro e constatar que o líquido presente está fora de especificação, está na hora de trocar esse líquido em uma oficina mecânica.

Uma dica de ouro para novos motoristas é checar possíveis manchas no chão onde seu carro estava estacionado. Elas podem significar vazamentos de água ou óleo e nesses casos uma oficina mecânica é a melhor opção.

  1. Manter os pneus calibrados

Este é um passo simples que pode ser incorporado nos cuidados diários com o veículo. O melhor horário para calibrar os pneus é pela manhã com as rodas ainda frias. Utilize o calibrador de ar do seu posto de combustível de confiança antes de ir ao trabalho ou levar as crianças à escola.

Manter os pneus sempre calibrados, nunca abaixo do recomendado, é uma forma de aumentar a durabilidade deles e fazer com que o desgaste das rodas ocorra lentamente. Além de reduzir o consumo de combustível, evitar o superaquecimento e os riscos de acidentes com o carro que geram altos custos na oficina mecânica.

Se não souber a calibragem correta, é possível encontrar facilmente essa informação no manual do veículo. Após 10 mil quilômetros percorridos faça uma visita à borracharia ou à oficina mecânica para o alinhamento e rodízio dos pneus.

  1. Prestar atenção no combustível

O combustível de seu veículo exige atenção diária: Qualidade do combustível.

A qualidade e procedência do combustível em seu veículo é imprescindível. Isso evita perdas no rendimento e potência do carro, e danos nas demais peças do motor que certamente te levarão para uma oficina mecânica. Recomendamos que abasteça sempre em postos de sua confiança cuja procedência é conhecida.

O uso de combustíveis aditivados é sempre uma excelente escolha, pois o uso contínuo faz com que componentes se mantenham sempre limpos e em condições originais de fábrica durante sua vida útil.

Caso não consiga fazer uso de combustível aditivado, use a cada 5.000 quilômetros um frasco do Limpa Sistema de Injeção Flex da PROD. Além de ser realizar uma limpeza profunda no sistema de alimentação, ajuda na proteção dos componentes e rendimento do veículo.

Além desses cuidados diários, a nossa linha de aditivos PROD+ te ajudará a manter seu veículo longe de uma oficina mecânica. Clique aqui para conferir.

  1. Manter o veículo limpo

Todo mundo gosta de dar um passeio em um carro limpinho. Mas poucos sabem que essa prática mantém também o seu veículo longe de uma oficina mecânica.

Se a grana está curta e você não tem condições de levar seu automóvel ao lava-rápido, não tem problema. Simples cuidados ajudam a manter a vida útil do veículo, e as crianças adoram ajudar nestas situações.

Com o tempo, a sujeira tende a impregnar. Assim, um pano molhado ou um aspirador já fazem grande diferença.

Os estofados também precisam ser higienizados com certa frequência. E nada de passar cremes corporais nos bancos de couro, eles precisam de produtos apropriados.

Ao limpar os vidros, é necessário conferir a qualidade das palhetas dos para-brisas já que as borrachas secas ou endurecidas podem riscar as superfícies. É possível fazer a troca dessa peça sem ter que ir até a oficina mecânica. Basta comprar o jogo de palheta adequado ao seu tipo de carro (marca, modelo e ano) e seguir as instruções do manual do veículo.

A PROD+ possui uma linha de fluidos funcionais com produtos para limpeza de carpetes, ar condicionados e até mesmo para-brisas que certamente irão te ajudar.

E não é só o cuidado com o interior do carro, que é algo considerado importante, mas a pintura também. Portanto, inclua na limpeza as sujeiras e poeiras que podem atrapalhar na visibilidade e condução do veículo, além dos indesejáveis dejetos de pássaros e pets.

Ao estacionar, procure por vagas na sombra. Além de manter a temperatura no interior do veículo mais agradável, isso ajuda a preservar a pintura de desgastes ou oxidação causados pelo Sol.

E muitos proprietários acabam se esquecendo deste passo; trata-se da lavagem do motor, que deve ser anual. Ela contribui para a conservação dos componentes e a análise de possíveis problemas que, caso não resolvidos brevemente, podem gerar gastos futuros na oficina mecânica.

  1. Atenção ao modo como dirige

Por fim, o ponto-chave que mantém o veículo distante de uma oficina mecânica é o próprio motorista e seu estilo de condução. Estamos falando da famosa direção defensiva.

Muitos pensam que o termo aplica-se somente ao fato de evitar acidentes e colocar vidas em risco. Contudo, a direção defensiva nos ensina melhores práticas de condução que auxiliam na preservação de seus próprios veículos.

Portanto, um bom condutor entende que frequentar uma oficina mecânica é a melhor solução, por exemplo, ao seguir as orientações de datas ou quilometragem para a revisão do veículo.

Além disso, ele entende quais atitudes o tornam um condutor responsável para evitar uma oficina mecânica por imprudência própria.

Acelerar muito sem necessidade ou permanecer com o pé na embreagem enquanto dirige podem afetar o funcionamento da embreagem. Isso diminui a vida útil dos componentes, além de aumento no consumo de combustível.

Muitos motoristas também possuem o hábito de dirigir com a mão no câmbio. Se você é um desses, é melhor se readequar às duas mãos no volante. A alavanca do câmbio é um tanto sensível e o menor dos movimentos pode desengatar ou realizar uma troca de marchas inesperada. Essa troca, sem o pé na embreagem, pode danificar sua transmissão.

Se seu carro possui câmbio automático, clique aqui para saber quais cuidados tomar.

Os freios são peças importantes e também devemos notar bem seu funcionamento. Se o veículo estiver respondendo a frenagem de maneira incomum, recomendamos ir até uma oficina mecânica para checar os discos, pastilhas e fluido do sistema.

O motor é quem mais fala com o motorista, e você precisa atentar-se aos sinais. Dirigir com o giro muito alto pode causar desgaste acelerado, além de aumento no consumo. Preste atenção no tempo das marchas para trocá-las. Você pode fazer uso do conta giro para te auxiliar na identificação das trocas de marchas, mas, caso seu carro não esteja equipado, procure ouvir ruídos e diferenças no desempenho de seu motor indicando a necessidade de alternar a marcha.

Por fim, quando chegar a hora de ir à oficina mecânica, escolha um local de confiança.

Se necessária a troca de peças, opte sempre por originais e genuínas que passaram por uma rigorosa inspeção, testes de segurança e qualidade. Além disso, ao frequentar uma oficina mecânica de confiança, o local pode oferecer garantia de seus serviços caso algum problema volte a ocorrer.

Agora que você já sabe como cuidar do seu carro e evitar frequentes paradas na oficina mecânica, confira nossas redes sociais para mais dicas:

Facebook: @prodaditivos

Instagram: @prodaditivos

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn