BARULHO NO CARRO. O QUE PODE SER?

Barulho no carro. O que pode ser?

Barulho no carro!

Há quem se irrite profundamente, principalmente com aquelas pequenas vibrações no painel, e corre direto para uma oficina para resolver.

Há também aqueles que nem ligam ou não fazem a menor ideia do que seja. Assim, depois de um tempo, o carro parece uma batedeira que sai barulho por todo canto.

É natural que ocorram barulhos no carro, pois se trata de um produto que está em uso, que tem desgaste e que manutenções serão necessárias.

O problema é quando os barulhos são negligenciados por muito tempo e se acumulam.

Nestes casos, suas chances de ficar com o carro quebrado no meio da rua será bem grande!

Por isso, a PROD separou, de forma muito divertida, modos de identificar os principais barulhos que você pode ou poderá encontrar no seu carro! Vamos ver?

De onde vem o barulho?

Você não precisa ser um especialista ou grande conhecedor de automóveis para perceber barulhos no seu carro. Mas, é muito importante observar e tentar identificar de onde vem o som.

Uma coisa é você perceber que há uma vibração em alguma carenagem no interior do carro, outra é notar que o barulho vem debaixo do capô, da região do motor.

Quais os barulhos mais comuns?

Dependendo dos barulhos no carro é possível percebê-los em alguns momentos específicos:

Por exemplo, tem aqueles que você só percebe no momento da partida pela manhã. Enquanto o carro ainda está frio, a vibração do motor é mais intensa até que atinja a temperatura ideal de funcionamento.

O carro também pode apresentar alguns barulhos em momentos de alta rotação ou até mesmo em ruas de paralelepípedo, estradas de terra e ao passar pelos nossos grandes amigos: os buracos em nossas ruas do Brasil.

Mas, você não precisa ficar encanado(a) com isso! Não entre na neura do barulho, isso vai fazer você perder o prazer de curtir o seu carro. Apenas preste atenção se em algum momento você escutar algo muito diferente.

Ah, e dica do ano!!!! Já estávamos nos esquecendo:

Não esqueça de retirar objetos deixados no porta-treco e porta-luvas. Certifique-se também de que as coisas guardadas no porta-malas estejam bem presas, como macaco, triângulo, chave de roda e estepe.

Interior com barulhinhos irritantes.

Sabe aquela trepidação de alguma peça de plástico da carenagem que você fica tentando encontrar mas sempre acaba desistindo?

Nestes casos, é fácil saber a origem do barulho. Tem também algum objeto no porta-treco ou porta-luvas que fica vibrando!

Mas, há também serviços que não foram bem feitos e acabam refletindo depois de um tempo em barulhos no carro.  Nestes casos, a montagem de acabamentos de portas e carenagens, instalação mal feita de aparelhos de rádio, multimídia, alto-falantes e outros acessórios geralmente são os grandes vilões.

Nessas horas, aumentar o volume do som pode ajudar a esconder o ruído, mas não resolverá os problemas de barulho no carro.

Batida seca no painel “toc toc”.

Sabe quando você está dirigindo e pega pequenos buracos na rua?

Geralmente, nestes momentos, você pode perceber um barulho muito parecido com “toc toc”, de metal com metal, refletindo no painel do carro mais ao fundo. Essas batidas vão ficando mais frequentes e intensas com o passar do tempo.

Isso costuma estar associado a problemas na suspensão!

A suspensão é composta por diversas peças como, bandejas, buchas, amortecedores, e outros componentes. E é responsável por conectar a parte inferior do carro ao chassi, e por absorver as irregularidades do piso, evitando que elas passem para a cabine.

Aquele ronco estrondoso que ninguém aguenta ficar perto!

Pode ser causado por um furo no sistema de escapamento, facilmente perceptível em altas rotações.

Outro barulho relacionado ao escapamento pode ser causado por problemas na fixação.

Aí não se trata de um ronco estrondoso, mas um som de metal contra metal, por conta da batida do escapamento contra o assoalho do carro.

Para resolver, evite “gambiarras”! Além de ser perigoso e causar acidentes, você vai ter que refazer o trabalho muitas vezes.

Tem algo borbulhando, parece uma panela de pressão! 

Se esse barulho no carro vem da área do motor, debaixo do capô, você provavelmente está com algum problema no sistema de arrefecimento.

Se for o caso, leve imediatamente o carro para um especialista ou oficina para uma avaliação. Fique atento à temperatura, caso suba além do normal, encoste, desligue e chame um guincho.

Além disso, certifique-se de que você está fazendo uso de líquido de arrefecimento apropriado para seu carro. Isso garante a vida útil dos componentes e o bom funcionamento do motor. Não utilize água.

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Pneus cantando.

Sabe quando você arranca com o carro e o pneu dá uma cantadinha? E você pensa: nossa, eu não arranquei tão forte assim.

Ou quando você faz uma curva, tranquilo, e o pneu começa a dar aquela cantadinha?

Isso pode ser problema de geometria e calibração. Comece calibrando os pneus, isso pode resolver imediatamente o problema.

Mas, se persistir, leve a algum centro automotivo para fazer uma avaliação, pois as peças da suspensão podem estar comprometidas.

Além do problema com o desgaste acelerado dos pneus, que pode colocar a sua vida e dos outros em risco.

Ronco áspero nas rodas.

Uma fonte de barulho no carro, que é de fácil resolução, mas pode ter graves consequências ao ser ignorado, são os rolamentos das rodas.

Este barulho de algo “roncando” enquanto dirige, geralmente também é possível identificar em qual dos cantos do carro o som vem.

Esse é um problema de fácil solução, porém, não deve ser ignorado. Acidentes por conta de rolamento podem ser sérios.

Outra situação que pode ocasionar um barulho similar é a condição do pneu.

Geralmente pneus comprometidos costumam fazer esse tipo de barulho. Procure imediatamente um especialista ou oficina para uma avaliação, pois são itens de segurança importantes.

Vibração do volante que chega até a fazer barulho.

Sabe quando você pega uma estrada, anda a 100km/h e percebe que o volante do seu carro começa a tremer? Existem algumas causas para isso.

Barulhos causados junto de vibrações com o carro em movimento podem ser falta de balanceamento das rodas, ou até mesmo por roda torta.

Neste caso, acima de determinada velocidade, o conjunto de roda e pneu começa a tremer, causando ruídos pelo carro todo.

Outro caso que pode ocorrer é no momento da frenagem.

Imagine: você está andando com o carro e ao pisar no freio o volante começa a tremer! Isso é característica de disco de freio empenado.

Adivinha nossa recomendação? Procure um especialista ou oficina o quanto antes.

QUER SABER COMO PRESERVAR OS PNEUS DO CARRO? LEIA O NOSSO ARTIGO! 

Solavancos e vibração fora do comum.

Seu carro está muito barulhento ou com grande vibração? Durante arrancadas ele dá solavancos?

É bom que você faça uma visita ao mecânico para avaliar os coxins de motor e câmbio. É perceptível a mudança de comportamento do carro quando essas peças estão com problema.

E, por incrível que pareça, não dar a devida atenção neste caso, pode te causar outros problemas. Em casos extremos, por conta da movimentação do motor e câmbio, isso pode danificar outras partes do motor.

Zunido ao entrar no carro.

Em alguns carros, o barulho da bomba de combustível é bem perceptível. É como um zunido que inicia ao abrir a porta ou virar a chave.

Este é um barulho comum e esperado, porém, se estiver muito alto, pode ser indício de problemas.

Estalos com o volante esterçado que parecem uma metralhadora!

Um barulho que pode acontecer são estalos na homocinética. Isso ocorre quando você esterça o volante para qualquer um dos lados com o carro em movimento.

Chiado agudo ao ligar o carro.

Sabe quando você dá partida pela manhã e o carro dá aquele grito e depois o chiado vai desaparecendo, como se nada tivesse acontecido?

Geralmente, é a correia do alternador ou acessórios.

A solução pode ser a troca da correia por uma nova, a troca do tensor da correia ou um simples ajuste.

Barulhos de dentro do motor.

Esse barulho acontece, geralmente, pelas manhãs, quando o óleo desceu todo para o carter.

Até que o óleo suba novamente e carregue os tuchos, o motor faz um barulho de “tec tec tec” na parte de cima no cabeçote, por alguns segundos.

E válvula, que mais parece uma máquina de costura!

É muito comum quando você está usando uma marcha mais pesada em baixa velocidade e se tenta acelerar, sem reduzir.

Mas, é um sinal de desgaste também.

Batendo pino ou grilo do motor!

Apesar de ser conhecido como bater pino, é um “tec tec tec” bem mais forte de metal com metal. Isso ocorre por conta da pré-ignição e qualidade do combustível.

Já quando algo parece estar rajando na parte de baixo do motor, isso pode significar um problema mais sério no motor.

Barulhos ao ligar o ar-condicionado e ventilação.

Um outro barulho no carro bem comum é ao ligar o ar-condicionado. O barulho baixo da ventilação e do compressor são esperados, porém, se está alto demais pode ser problema.

Aquele barulho de coisas mexendo dentro do painel enquanto a ventilação está ligada geralmente é sujeira.

A higienização do sistema e troca do filtro de ar podem resolver. Mas, se o barulho for causado por objetos ou sujeira em locais de difícil acesso, é necessária a desmontagem do painel. Consulte um especialista!

Chiado e outros barulhos do freio.

O chiado ocorre no momento da frenagem e geralmente significa que as pastilhas de freio de seu veículo estão desgastadas e precisam ser trocadas.

Quando disco e pastilhas estão bem desgastados, alguns carros podem fazer um barulho de ferro raspando. O que significa que existe uma folga entre a pastilha e disco.

Outros carros chegam a apresentar um barulhinho discreto de uma pecinha metálica solta. Às vezes parece um parafuso meio solto quando você passa em buraco. Isso pode ser a presilha da pastilha que se soltou.

Aproveite para fazer uma avaliação completa dos componentes do sistema de freio como fluido, disco, tubulações, vácuo e cilindro mestre e outros.

Lembre-se, esse serviço tem que ser feito por um especialista.

Às vezes o carro faz “plec plec plec” e não liga.

Se o barulho no carro é um “plec” alto ao virar a chave para ligar, e o carro não liga. Isso pode ser a bateria que está sem carga, ou mesmo já em fim de vida útil, sem força para virar o motor de partida.

Nesse caso é necessária a carga ou a substituição da bateria.

CONFIRA O NOSSO ARTIGO DE COMO CUIDAR DO SEU CARRO E EVITAR FREQUENTES PARADAS 

Mesmo com todas essas dicas, é sempre importante o parecer de um especialista para realizar o diagnóstico definitivo e fazer as manutenções necessárias no carro.

Afinal de contas, seu carro possui milhares de peças que podem causar problemas, e nada melhor do que o olhar — ou ouvido — de um técnico para identificar com precisão o que está acontecendo.

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