Férias de verão, como revisar o seu carro gastando pouco?

Como revisar o carro e quais peças você mesmo pode repor no seu carro para fazer a tão sonhada viagem de férias de verão? Conheça as cinco dicas de como você mesmo pode revisar o carro!

Como transformar a tarefa de revisar o carro em lazer?

Depois de um ano estressante, o lazer é um momento importante e esperado para concluir o ano. Mas você não precisa esperar chegar a tão sonhada viagem de carro para relaxar. Você pode iniciar o seu lazer ao revisar o carro!

Apesar de parecer uma atividade trabalhosa, você pode se surpreender com a quantidade de coisas que você mesmo pode trocar ao revisar o carro. Além de economizar, você ainda terá tempo de curtir e conhecer melhor o seu possante.

Então, como se preparar para uma viagem de carro segura gastando pouco? É o que você vai descobrir nesse texto e o passo a passo de como revisar o carro!

5 dicas de como você mesmo pode revisar o carro!

Você sabia que existem muitos componentes que podem ser trocados na sua própria casa? E isso pode facilitar na hora de revisar o carro diminuindo o custo da revisão com detalhes que você mesmo pode ajustar.

Afinal, faz muito mais sentido economicamente revisar o carro em uma oficina mecânica apenas para o essencial do que esperar um conserto geral, que sairá muito mais caro.

Neste texto te mostraremos quais os componentes e como você pode revisar o carro na sua própria casa. Os itens que você mesmo pode realizar na revisão são:

  • Troca de lâmpadas;
  • Verificação da calibragem de pneus;
  • Troca de Palhetas;
  • Troca do filtro de ar.
  • Verificação de fluidos;

E como revisar o carro em cada um desses tópicos de maneira correta? Confira item por item logo abaixo.

Lâmpada dos Faróis

Como bons motoristas, sabemos o quanto uma lanterna quebrada pode causar vários problemas. O valor da multa é de R$ 130,16 e o condutor perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e pode ocasionar até a retenção do veículo.

Por isso, para evitar maiores problemas, na hora de revisar o carro, certifique-se que elas estão funcionando. Identifique quais lâmpadas e funcionalidade não estão funcionando para aquisição do modelo correto. Normalmente, a troca é simples:

  1. Primeiramente, certifique-se que o veículo encontra-se desligado.
  2. Depois, faça uma verificação dos fusíveis para eventual troca.
  3. Então, retire o guarda-pó da lanterna – alguns veículos pode ser necessário realizar a desmontagem de outras partes;
  4. Depois, remova a trava que fixa a lâmpada do farol para tirar a lâmpada antiga trocando-a pela lâmpada nova – cuidado com lâmpadas halógenas que podem ser danificadas ao toque;
  5. Para revisar o carro corretamente, faça uma limpeza nos conectores. Assim, você evita oxidações que podem prejudicar o funcionamento do componente; (neste ponto que entra o limpa contatos)
  6. Em seguida, ponha a nova lâmpada encaixando-a até ouvir o “clique” ou girando-a. Este procedimento sinalizará que foi realizado com sucesso;
  7. Por fim, retorne o guarda-pó e o conector para finalizar a manutenção.

Dependendo do modelo do carro, essa troca pode ser mais complexa. Neste caso, o recomendado é revisar o carro em uma oficina.

Você também pode encontrar o limpa contato disponível em nosso site para o momento de revisar o carro em casa.

Calibragem de Pneus

Você sabia que a cada 1 libra a menos de pressão por pneu do seu carro, o consumo de combustível pode aumentar em até 0,3% por quilômetro rodado?

Faça as contas. E caso queira saber mais acesse DPK.

É de extrema importância que você siga as recomendações do fabricante quanto às medidas dos pneus e suas respectivas pressões conforme carga.

Essas orientações vão te ajudar com questões de segurança do veículo, manutenção e vida útil dos pneus.

Muita coisa, não é mesmo? Por isso, a calibragem de pneus é um item imprescindível ao revisar o carro.

O recomendado é que você cheque a pressão dos pneus pelo menos uma vez por semana. Você pode usar gratuitamente as bombas existentes em postos de combustível ou mesmo em borracharias.

Palhetas do Para-brisa

Quando estão ressecadas e/ou desgastadas, apresentam problemas quando você mais precisa. Como: ao remover a água, trepidações e linhas d’águas no vidro.

Por isso, vamos conferir o passo a passo para revisar o carro e trocar as palhetas sem grandes problemas:

  1. Primeiramente, puxe o braço do limpador e identifique a trava;
  2. Torça a palheta, mas sem fazer muita pressão. Assim, fica mais fácil soltar o componente para realizar a manutenção;
  3. Em seguida, pressione a trava para que a palheta possa ser retirada do braço;
  4. Com a liberação da trava, a palheta irá se soltar e você poderá retirá-la para fazer a troca;
  5. Ao instalar a nova palheta, certifique-se de que ouviu o ‘clique’. Esse barulho sinaliza o travamento correto do componente;
  6. Volte o braço com cuidado até o vidro, para evitar uma batida forte e a manutenção estará concluída.

Na hora de comprar as palhetas para revisar o carro, dê preferência às palhetas originais ou de marcas conhecidas e certifique-se se o reservatório dos esguichos está completo.

Não se esqueça de fazer uso do nosso aditivo para limpeza de para-brisas. Além de ajudar na limpeza e remoção de sujeiras, auxilia na vida útil das palhetas. Sem falar no aroma agradável da lavanda! Experimente.

Filtro de Ar

Ao checar o filtro de ar no momento em que revisar o carro, você pode encontrá-lo sujo. Nestes casos, é imprescindível comprar uma peça nova. Siga o plano de manutenção do fabricante do veículo.

Uma prática que muitas vezes encontramos por aí é a tentativa de fazer a limpeza do filtro de ar usado com ar comprimido e batidas. Realizar este tipo de procedimento pode danificar o filtro, que já está comprometido pelo uso, e consequentemente trazer riscos para o motor com contaminações.

Então, para revisar o carro e trocar este item de maneira correta você precisará:

  1. Inicialmente, certificar-se de adquirir o filtro de ar do mesmo modelo daquele que será substituído. Caso haja dúvidas, verifique o manual do automóvel antes de revisar o carro;
  2. Em seguida, abra o capô e localize onde se encontra o filtro de ar do seu carro.
  3. Remova a tampa do filtro de ar soltando a braçadeira que veda a condução do ar. Então, retire os parafusos responsáveis por prender essa tampa.
  4. Na sequência, puxe a tampa para fora do condutor de ar e levante-a até que se desprenda da caixa.
  5. Feito isso, retire o filtro de ar. Certifique-se de limpar a caixa onde ele estava localizado.
  6. Após a limpeza, pegue o filtro de ar novo e coloque-o dentro da caixa, verificando sempre a posição correta do aro de borracha. Verifique se todas as bordas estão devidamente seladas pela borda de borracha.
  7. Depois de colocar o novo filtro de ar, recoloque a tampa da caixa.
  8. Aperte os parafusos de volta e confira se todos os itens foram colocados em seus devidos lugares para terminar de revisar o carro corretamente.

Verificação de níveis de fluidos

Ao revisar o carro, por muitas vezes esquecemos de fazer algumas verificações visuais importantes que podem nos custar caro na manutenção.

A primeira recomendação é: não saia abrindo os compartimentos de fluidos. Os veículos possuem reservatórios leitosos com fluidos coloridos que facilitam a visualização do nível, presença de água e contaminações. Vamos lá?

  1. Líquido de arrefecimento: verifique o nível e a coloração do líquido. Se estiver abaixo do limite mínimo, recomenda-se procurar um especialista para entender se não há nenhum tipo de vazamento e/ou se o líquido continua ativo. Se apresentar coloração “ferrugem”, você pode estar com líquido de baixa qualidade, água, ou até mesmo contaminação externa como terra. Procure um especialista, pois você poderá ficar na mão. Conheça a linha de líquidos de arrefecimento PROD.
  2. Fluido de freio e embreagem: se estiver abaixo do limite mínimo e/ou apresentar gotículas de água. Procure um especialista, você precisará fazer uma revisão do seu sistema. Conheça o Fluido de Freio PROD.
  3. Óleo lubrificante: verifique o nível de óleo, alguns casos necessitam complementar, sempre seguindo as recomendações do fabricante e as mesmas especificações utilizadas anteriormente para não correr o risco de incompatibilidade de lubrificantes.
  4. Óleo hidráulico para direção hidráulica: se o fluido estiver escuro, você pode estar com algum tipo de contaminação no sistema e precisará da ajuda de um especialista. Lembre-se de fazer uso do óleo hidráulico indicado pelo fabricante.
  5. Aditivo do limpa para-brisa: simples e prático, importante mantê-lo em dia, pois te auxiliará no dia-a-dia. Conheça o Limpa Para-Brisa PROD.

Siga rigorosamente as recomendações do fabricante. Na dúvida, procure um especialista.

Ah, não se esqueça de dar um fôlego a mais para o seu carro. Cuide do sistema de alimentação com os aditivos para combustíveis PROD.

Além de você evitar problemas com depósitos e carbonização, ainda economiza combustível. Sem falar que contribui para o meio ambiente diminuindo as emissões de gases.

É preciso visitar um mecânico depois de revisar o carro?

Depois de seguir todos os procedimentos corretamente e realizar a manutenção dos componentes do carro, você pode se perguntar se é necessário visitar um mecânico para terminar de revisar o carro antes de pôr o pé na estrada.

E a resposta para essa pergunta varia conforme a necessidade de revisão de outros componentes que demandam mão de obra especializada.

Para saber quando você deve se preocupar com esses componentes na hora de revisar o carro, é importante ficar sempre de olho na quilometragem e sempre acompanhar o manual do seu automóvel para seguir as recomendações do fabricante.

Quer receber mais dicas como essa? Nos siga em nossas redes sociais!

PROD Aditivos Facebook: @prodaditivos

PROD Aditivos Instagram: @prodaditivos

E tem mais! Trocou de carro e ainda não sabe muito bem sobre os cuidados com o câmbio automático? Então clique aqui e conheça nossas 06 dicas + 01 dica bônus!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn