Motores turbo: por que voltaram à moda

Motor turbo: por que voltou à moda?

O motor turbo é a nova tendência. Vamos entender mais do porquê esse potente motor alcançou esse status e como cuidar do seu carro turbo.

No artigo de hoje, vamos debater mais sobre:

  • O motor turbo está na moda!
  • O que faz de um motor turbo uma tecnologia especial.
  • Como um motor turbo funciona?
  • A principal diferença entre o motor aspirado e o motor turbo
  • Os principais cuidados e manutenção de um motor turbo

O motor turbo está na moda!

A venda de carros com motor turbo ou turbocompressor tem aumentado ao redor do mundo, algo que também atinge a realidade dos brasileiros. A Garrett Motions, empresa global de tecnologias no setor de turbocompressor, pretende expandir seus negócios em Guarulhos. A estimativa é de que, por volta do ano de 2022, metade dos veículos novos produzidos no Brasil seja composto por carros com turbocompressores.

Essa realidade dos carros com esta motorização, que antes pertenciam somente aos que passavam por alterações em oficinas e que nos lembram as sequências de filmes como Velozes e Furiosos, se alterou. Os carros com esta tecnologia já estão presentes em automóveis de passeio com a família.

Veja alguns modelos de carro com motor turbo mais vendidos no mercado brasileiro:

  • Volkswagen Up! 170 TSI
  • Chevrolet Onix Turbo
  • Chevrolet Plus Turbo
  • Hyundai HB20 TGDI
  • Hyundai HB20S TGDI
  • Volkswagen Polo TSI
  • Cherry Arrizo 5
  • Volkswagen Vitrus TSI
  • Volkswagen Nivus 200 TSI
  • Chevrolet Tracker Turbo
  • Volkswagen T-Cross 200 TSI

É perceptível como o motor turbo têm adquirido não só mais espaço no mercado automobilístico das grandes montadoras, mas também o apreço pelo simples consumidor. A grande questão é, o que há de diferente no motor turbo que o transformou na atração do momento?

O que faz de um motor turbo uma tecnologia especial.

A principal diferença de um motor turbo está na combustão interna entre o ar e o combustível. O turbocompressor torna os carros mais potentes, pode diminuir o gasto de combustível e, consequentemente, tornam os veículos menos poluentes.

Com a tendência downsizing, a fim de deixar os motores mais leves, muitos deles passaram a ter somente 3 cilindros. Estes são combinados na instalação do motor a turbo nos veículos por meio de turbinas e compressores. Assim, carros como o UP!, com motor turbo 1.0, garantem potência e desempenho equivalentes aos modelos 1.6.

Grande parte dos carros com motor turbo utilizam do sistema TSI ou GDI, que significam injeção direta ou estratificada do combustível na câmara de combustão. Este processo, em conjunto com o turbocompressor, auxiliam no rendimento do carro. Para entender mais sobre o processo de injeção direta do carro, leia o nosso artigo sobre a Tecnologia GDI.

Como um motor turbo funciona?

O princípio básico do turbocompressor é elevar a potência dos motores sem alterar seu respectivo tamanho através do aproveitamento dos gases do escape para injetar maior fluxo de ar para dentro da câmara de combustão. Desta forma, mais massa de ar, somada a injeção de combustível, resulta em aumento de potência.

Basicamente, um turbocompressor é composto por duas peças conectas através de um rotor. A turbina que recebe o ar quente vindo do coletor de gases que transforma em energia cinética para seu próprio funcionamento e, o compressor que tem a função de captar ar frio para ser pressurizado para a admissão do motor. Desta forma, a eficiência volumétrica do cilindro melhora, pois ao invés do ar ser aspirado pelo motor, o mesmo será injetado pelo compressor.

Além disso outros componentes que são de extrema importância para a regulagem das rotações do rotor e evitar danos ao turbocompressor e motor, como as válvulas de alívio e prioridades.

A válvula de alívio ou wastegate, geralmente instalada no coletor de escape, tem como papel fundamental regular o fluxo de gases que passam pela turbina e desviá-los para o escape. Desta forma, você evita que a turbina seja danificada e trabalhe na pressão desejada.

Já a válvula de prioridade ou blow-off é instalada no coletor de admissão ou nas mangueiras de admissão do turbo. Ela trabalha quando o motorista tira o pé do acelerador de um carro turbo, no entanto, o compressor ainda está girando e, por consequência, aumentando a pressão no sistema. O momento da abertura da válvula é quando escutamos aquele espirro famoso do turbo.

Imagem Google
Imagem Google

A principal diferença entre o motor aspirado e o motor turbo

Sabemos que os carros de motores aspirados funcionam por meio de aspiração natural, ou seja, o ar que entra para a câmara de combustão possui somente a pressão atmosférica. Enquanto os carros com motor a turbo utilizam dos gases de escape para movimentar as turbinas e os compressores aumentam a pressão dentro da câmara de combustão.

Como o motor turbo proporciona mais ar para dentro da câmara de combustão, assim também é possível a entrada de mais combustível para a combustão. Contudo, o motor turbo consome menos combustível e oferece mais desempenho quando comparado ao aspirado, principalmente, em baixas e médias rotações.

Agora que já sabemos as principais informações sobre o motor turbo, é hora de entender como cuidar deste potente motor.

Os principais cuidados e manutenção de um motor turbo.

É indispensável que todo proprietário siga as instruções de revisão descritas no manual do veículo, a fim de garantir a manutenção preventiva do seu automóvel. Contudo os carros com motor turbo possuem alguns detalhes que o dono deve estar sempre atento.

O motor turbo pode apresentar quebras ou falhas no seu sistema de lubrificação por possuir peças muito robustas. Então, seguir rigorosamente as especificações do fabricante com lubrificantes, filtro de óleo e ar de boa qualidade são essenciais para o bom funcionamento do sistema.

O motor turbo funciona em conjunto com a injeção de combustível. Para tal, é necessário sempre utilizar um combustível de boa qualidade e verificar também qual é o mais adequado para o seu veículo.

Para garantir um cuidado especial em seu motor turbo, recomendamos nossa linha de aditivos para combustíveis PROD que você encontra apenas clicando neste link.

Gostou de saber sobre essa tecnologia por trás dos automóveis? Para receber essa e mais dicas acompanhe sempre nossas redes sociais!

PROD Aditivos Facebook: @prodaditivos

PROD Aditivos Instagram: @prodaditivos

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn