Quais são as 3 principais tendências automotivas para 2021?

O que podemos esperar do mercado das tendências automotivas e os lançamentos deste ano? É o que você vai conferir neste post!

Pandemia e Tecnologia: como 2020 marcará as tendências automotivas de 2021

2020 não foi um ano fácil e causou várias consequências em todos os setores do mercado. Tivemos que aprender a lidar com o “novo normal” e, mesmo assim, ainda sentiremos o reflexo dessas novas mudanças nas tendências automotivas em 2021.

Mas nem todas as mudanças são ruins.

A tecnologia tem avançado cada vez mais e essas transformações estão ajudando a alavancar algumas tendências automotivas que até então estavam muito tímidas. Algumas dessas mudanças são:

  • Mercado online
  • Veículos elétricos
  • Carros autônomos

Mas será que essas tendências automotivas realmente irão se destacar? E como cada uma delas promete marcar o ano de 2021?

É o que você vai ver a seguir!

Mercado online

Não são só as lojas de roupas e sapatos que precisaram se reinventar em lojas virtuais. Essa também faz parte de uma das tendências automotivas que estará cada vez mais presente em 2021.

Com a maioria das lojas fechadas, muitas concessionárias começaram integrar o processo de venda de automóveis online. Afinal, a partir dessas novas tendências automotivas é possível unir segurança, conforto e praticidade de uma só vez.

A Chevrolet, por exemplo, seguiu as tendências automotivas. Ela criou um modelo de serviço que traz toda a negociação de compra e venda de automóveis para o ambiente online, incluindo até o test-drive delivery!

E tão importante quanto se adequar e se reinventar a essa nova oportunidade de modelo de negócios, também é importante saber atender essa demanda. Por isso, pensando nessas tendências automotivas é que a PROD criou a Plataforma Inservice.

Desenhada exclusivamente para atender as necessidades de concessionárias, o Inservice é uma plataforma de gestão e qualidade que oferece:

  • Check List Eletrônico;
  • Oferta Digital de Serviços;
  • Pesquisa de Satisfação de Atendimento;
  • Relatórios e Análise de Resultados de Vendas.

Quer saber mais sobre nossa plataforma e como ela faz parte de uma das tendências automotivas de 2021? Então clique aqui!

Veículos elétricos

Já não é de hoje que ouvimos falar de carros elétricos, não é mesmo? Como parte de uma das tendências automotivas mais esperadas do mercado, os carros elétricos estão crescendo não só no mercado internacional, mas no Brasil também.

Um artigo divulgado pelo Jornal Estadão mostra que o Brasil terá um polo de produção de baterias e componentes para veículos elétricos. Oito empresas do Vale do Silício (EUA) farão parte do grupo de investimentos que irão produzir baterias para carros elétricos no país.

É claro que, como parte de uma das tendências automotivas, ainda levará tempo até que os veículos elétricos se tornem parte da realidade dos brasileiros. Apesar de já existirem carros elétricos rodando no Brasil, ela ainda não é uma tecnologia muito acessível e o custo de peças é elevado.

Quais são os benefícios dos carros elétricos e como influenciam nas tendências automotivas de 2021?

  1. Ajudam no meio ambiente diminuindo boa parte da emissão de gases poluentes e também na poluição sonora de motores barulhentos;
  2. Alto desempenho e menor complexidade do sistema mecânico já que em carros elétricos a energia do motor está conectada às rodas;
  3. Mais opções de carregamento e baterias menores já que a facilidade em encontrar plugins será cada vez maior. Além disso, a velocidade do desenvolvimento das baterias é mais rápida e elas suportam muito mais energia no seu armazenamento;
  4. Integração com outras tecnologias como Inteligências Artificiais, carros autônomos e muito mais.

Falando em tecnologias de Inteligências Artificiais é o que nos leva ao nosso último grande destaque das tendências automotivas de 2021.

Carros autônomos

As referências cinematográficas sempre nos fizeram sonhar com carros que dirigem sozinhos, não é mesmo? Quem nunca quis um Batmóvel para que o carro pilotasse sozinho sem precisar se preocupar com a direção?

Pois é! Essa é mais uma das tendências automotivas de 2021 que vão se destacar dentro do mercado automobilístico.

Algumas empresas, como Tesla e GM, já estão apresentando carros autônomos no mercado. E outras marcas também estão avançando dentro das tendências automotivas nesta “corrida” de carros auto-condutores como Ford e Honda.

A própria Ford já divulgou os planos de lançamento de um sistema autônomo em 2021. Assim como a montadora japonesa Honda também confirmou a produção de automóveis autônomos do nível 3.

Mas o que significa um carro do nível 3 e como isso faz parte das tendências automotivas de 2021?

Os 5 tipos de carros autônomos

Os carros autônomos dependem de uma tecnologia avançada de Inteligência Artificial e outros componentes como sinalizadores e sensores para que possam funcionar corretamente.

Assim, a tecnologia é uma das principais tendências automotivas necessárias para a implementação de carros auto-condutores. É por meio de softwares avançados que os riscos de acidentes e imprevistos diminuem e o sistema autônomo consegue entender os contextos do trânsito.

O nível de tecnologia implementado no carro interfere na autonomia que o carro pode ter para realizar uma auto condução segura. Ao todo, são cinco níveis:

  • 1º nível – Assistência ao motorista: Esse tipo de tecnologia já está presente no mercado. Está relacionada a ajustes para uma direção mais segura como o controle de velocidade e a estabilidade de direção do volante;
  • 2º nível – Automação parcial: Presente em carros como Volvo XC60 e modelos da Tesla, essa tecnologia permite o controle automático de pedais sem interferência humana;
  • 3º nível – Automação condicional: Além de controlar os pedais, o carro consegue tomar decisões de direção por meio de sensores o que permite maior autonomia do veículo;
  • 4º nível – Alta automação: Neste nível, o carro já consegue tomar quase todas as decisões, solicitando a ajuda do motorista somente quando necessário. O condutor já pode ficar despreocupado quanto a direção;
  • 5º nível – Automação plena: Sendo o último nível, o carro já consegue tomar todas as decisões sozinho, identificar situações de perigo e reagir a esses cenários. Tudo sem precisar de nenhum tipo de interferência humana.

E você? O que acha dessas tendências automotivas para 2021?

Então nos siga em nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como esse:

PROD Aditivos Instagram: @prodaditivos

PROD Aditivos Facebook: @prodaditivos

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn