Filtro DPF, entenda como funciona e os principais cuidados.

Se você é dono ou conhece alguém que possui um veículo diesel, é muito provável que já tenha ouvido falar do filtro DPF.

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre o filtro DPF e as razões por trás do surgimento desta peça. Além de dicas de manutenção e cuidados para que o seu automóvel esteja sempre em excelentes condições de uso.

Entenda o filtro DPF

As mudanças climáticas geradas pelo efeito estufa são um dos principais problemas ambientais que o planeta enfrenta na atualidade. Boa parte deste ocorrido, deve-se à incidência da queima de combustíveis fósseis, aumentando os níveis de poluentes na atmosfera.

A fim de reverter os danos ambientais causados pela queima dos fósseis, há leis e programas para controle e regulamentação de poluentes na atmosfera. O PROCONVE (Programa de Controle de Emissões Veiculares), por exemplo, é uma delas. Seguindo as medidas, que tem como objetivo controlar a poluição veicular por meio de métricas e limites impostas para cada tipo de veículo, uma das maneiras de controlar a poluição é através do filtro DPF ou filtro de partículas diesel.

O filtro de partículas diesel é responsável por conter as partículas de fuligem geradas pelo motor a combustão. Ao invés de serem depositadas na atmosfera, aumentando o nível de poluição, elas ficam armazenadas no interior do filtro DPF.

O filtro DPF atua como purificador no escapamento do veículo. A fuligem passa pelas aberturas do filtro, onde ficará armazenada. Estando presa dentro do filtro de partículas diesel, a “sujeira” será regenerada. O processo de regeneração pode acontecer de três modos.

Passivo: ocorre quando os gases de escape atingem uma alta temperatura. A queima passiva das partículas acontece quando o veículo percorre longos trajetos em velocidade contínua, ou seja, nas estradas ou rodovias.

Ativo: ocorre quando o filtro DPF atinge o seu limite. O veículo precisa de uma segunda injeção de combustível para forçar os gases de escape a atingirem altas temperaturas. Assim eles poderão ser purificados e expelidos pelo sistema de escapamento. A regeneração ativa é capaz de eliminar até 85% da “sujeira” do filtro DPF pelo escapamento.

Forçado: depende de scanners e um diagnóstico mais complexo do veículo. O filtro de partículas diesel é avaliado por mecânicos devido ao alto grau de entupimento da peça.

O período de regeneração do filtro DPF gira em torno de 10-30 minutos, podendo variar com o clima frio. Também é normal notar um consumo maior de combustível durante o processo de regeneração.

Portanto, esta peça exige uma atenção especial.

Cuidados e manutenção do filtro DPF

Quando o filtro de partículas diesel atinge sua capacidade máxima de detenção das partículas, o painel do veículo acende uma luz de alerta. Se o veículo não apresentar velocidade suficientemente constante para atingir a temperatura ideal e regenerar os gases de escape, o motorista deve tomar certos cuidados.

Uma das peças, que quando danificada, gera grande transtorno e altos custos de oficina é o filtro de partículas diesel. Para evitar essa dor de cabeça de substituição da peça, a manutenção e revisão do filtro DPF deve estar incluso na rotina. Assim, ao checar peças mais rotineiras como o filtro de óleo e ar, inclua uma olhadinha nessa peça também.

O primeiro item que influencia no filtro DPF é o combustível.

Nos postos do Brasil há dois tipos de Diesel sendo comercializados, o S10 e o S500 saiba mais sobre a diferença entre eles. A agência responsável por especificar qual combustível utilizar é a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Esteja atento quanto a qualidade dos combustíveis. Para saber mais acesse o artigo sobre combustível adulterado.

Percorrer distâncias curtas, enfrentar o trânsito ou até mesmo não utilizar o seu automóvel podem afetar o filtro de partículas diesel. Essas condições não geram a alta temperatura necessária para que a peça trabalhe corretamente. Além da perda de potência e rendimento juntamente com o maior consumo de combustível.

Para regenerar o filtro DPF circule por estradas e rodovias que proporcionem constância ao veículo nos quesitos de quilometragem e alta velocidade.  Esses fatores farão com que o filtro de partículas diesel atinja a temperatura ideal para filtragem e regeneração das fuligens e cinzas.

Somente depois elas poderão ser eliminadas pelo sistema de escapamento do veículo, causando menor impacto ao meio ambiente.

Durante o processo de limpeza, é comum perceber redução de potência e rendimento do veículo. Assim como aumento do consumo de combustível, possível cheiro de queimado e fumaça. Isso porque o veículo está trabalhando na limpeza do filtro para queimar as partículas de sujeira.

Após a limpeza do filtro DPF, a luz do painel se apagará. E para certificar-se de que seu automóvel esteja funcionando corretamente, continue dirigindo por mais 20-30 minutos.

Dica especial

A maneira mais simples, econômica e eficiente de fazer a manutenção do filtro DPF é usar aditivos de procedência confiável para regeneração do filtro de partículas. Eles ajudam na combustão do veículo e garantem o não entupimento causado pela fuligem. O uso de aditivos de baixa qualidade pode prejudicar o processo de regeneração e causar danos. Fique atento.

Com a PROD+ Profissional você tem acesso a última tecnologia Innospec de aditivo Regenerador DPF Super Concentrado Diesel. Um aditivo melhorador de combustível de altíssima performance e ação ultrarrápida que garante a limpeza e regeneração do seu filtro de partículas diesel. Ele ainda te proporciona:

  • Proteção contra incrustações nos bicos injetores.
  • Recuperação do rendimento do motor.
  • Redução nos custos de manutenção do veículo.
  • Diminuição da emissões de gases e fuligem no ecossistema.
  • E o melhor de tudo, você não precisa parar seu carro, muito menos desmontar.

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