Óleo diesel: Entenda tudo sobre esse combustível e conheça as mudanças que ele vem sofrendo!

O óleo diesel

É um combustível fóssil amplamente usado em parâmetros nacionais e entender suas particularidades é muito importante para os veículos e equipamentos pesados. Por isso, neste artigo, iremos abordar as principais características e cuidados com essa substância.

Não é nenhum segredo que os combustíveis fósseis são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. E com a crescente preocupação com as reduções dos impactos ambientais, o diesel vem sofrendo adaptações para se tornar menos agressivo ao planeta.

S500 e S10: Principais diferenças!

Hoje, o diesel que encontramos com maior frequência nos postos de combustível é o diesel S10. Como o próprio nome indica, ele é diferente do óleo diesel S500, por apresentar apenas 10 partes de enxofre por milhão ao invés de 500.

Além disso, o diesel S10 é indicado para veículos mais novos, fabricados a partir de 2012. Esses apresentam menor resistência aos altos níveis de enxofre do diesel S500. Isso acontece porque quanto maior o nível de enxofre em sua composição, mais corrosivo o combustível é para as peças do motor e menor é a sua durabilidade.

O funcionamento e o desempenho do motor também é influenciado pela composição do combustível. Quanto maior o percentual de cetano na composição do diesel, melhor o desempenho da ignição e combustão do automóvel.

Óleo diesel S10

O óleo diesel S10 sai da refinaria com o padrão de 48% de cetano, valor que corresponde ao percentual volumétrico de cetano e alfametilnaftaleno. Esse número é maior do que os níveis de cetano no diesel S500, que por sua vez, apresenta um percentual de 42%.

O óleo diesel S10 é especial por ser um combustível menos agressivo. Isso acontece porque, além de um baixo nível de enxofre, ele conta com 10% de biodiesel em sua composição. A combinação desses fatores reduz a emissão de partículas nocivas ao meio ambiente.

A seguir, iremos abordar as principais diferenças do óleo diesel e do biodiesel; diferença fundamental a ser conhecida quando queremos entender as particularidades desse combustível.

Óleo diesel e biodiesel, quais as diferenças?

Uma vez que o óleo diesel é originário do petróleo, o biodiesel, por sua vez, provém de óleos vegetais e gordura animal, tornando nula a emissão de carbono na atmosfera. Além disso, o biodiesel não apresenta enxofre em sua composição, dessa forma, não libera óxidos de enxofre na atmosfera.

Por ter origem vegetal e animal, o biodiesel é uma fonte de energia 100% renovável e auxilia a reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Apesar disso, o biodiesel apresenta maior instabilidade no tanque do veículo ou tanque estacionário do que o óleo diesel, portanto, sendo mais propício a gerar o aparecimento de no tanque. Isso acontece devido ao fato de que o biodiesel é higroscópico, capaz de absorver água, portanto, envelhece de forma mais acelerada.

Atualmente, a mistura de biodiesel ao óleo diesel é uma das especificações de composição do combustível a ser comercializado para a redução dos impactos ambientais.

Em abril deste ano, o governo anunciou a redução da taxa obrigatória de biodiesel no óleo diesel fóssil para comercialização, transitando de 13% para 10%.

Uma das principais causas de adulteração no óleo diesel são as grandes quantidades de biodiesel em sua composição, portanto fique atento aos sinais.

Quer saber mais deste assunto? Acesse nosso artigo sobre combustível adulterado!

Quais problemas o diesel combustível S10 pode apresentar?

Apesar do óleo diesel S10 apresentar claras vantagens em relação ao S500, isso não anula os riscos de problemas relacionados a degradação do combustível. Os donos de veículos a diesel S10 devem estar sempre atentos a:

  • Formação de sedimentos nos tanques de armazenamento (envelhecimento);
  • Obstrução de filtros e tubulações;
  • Perda de desempenho do motor e alto gasto de combustível;
  • Altos gastos com manutenção e troca de peças.

A maioria desses problemas está relacionado a irregularidades na composição do diesel e com a falta de cuidados e manutenção preventiva. Com a devida atenção, esses são problemas relativamente fáceis de serem resolvidos.

Como contornar os problemas com diesel?

Uma das desvantagens da adição de biodiesel no diesel é a perda de estabilidade que acarreta na formação de borras oxidativas. Esse material microbiológico pode resultar no entupimento de bicos injetores e filtros. E, no pior dos cenários, até quebrar as bombas injetoras e componentes por onde passa o combustível.

Essa situação é agravada quando o diesel é submetido a variações de temperatura e quando fica armazenado durante muito tempo.

Algumas práticas regulares e preventivas podem amenizar essas situações. Desde o armazenamento dos combustíveis nos postos de abastecimento, é necessário cuidados como a drenagem e a limpeza regular dos tanques.

Óleo Diesel - Biocida Diesel

 

Para o consumidor, é recomendado abastecer em postos de confiança e assegurar a certificação do combustível fornecido pelo estabelecimento. Além disso, busque não deixar o óleo diesel parado por muito tempo no tanque.

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E os aditivos de combustível? Como podem ajudar?

Outra forma muito eficiente de contornar as infelicidades acarretadas pelo envelhecimento do óleo diesel é utilizar aditivos antioxidantes e detergentes.

Esses aditivos, além de garantirem maior qualidade do combustível, possuem ação detergente e dispersante. Eles também contribuem para a limpeza dos filtros, bicos injetores e bombas injetoras e aumentam a vida útil das peças.

Outro benefício relacionado ao uso de aditivos é o ganho em performance do veículo. Um aditivo no óleo diesel consegue restabelecer o consumo de combustível em até 4%, o que pode depender das condições do seu veículo.

Esse elemento também reduz a emissão de fuligem pelo motor, e inclusive prolonga a vida útil do óleo do lubrificante. Em decorrência, um dos maiores benefícios do uso de aditivos é a redução de gastos com manutenção.

Óleo Diesel - Aditivo Multifuncional Diesel

 

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